Utilidade Pública – No ramo do Direito, dentre outros.

Se destina o presente blog à orientação jurídica aos navegantes. Assuntos políticos variados e de administração pública em todos os níveis.

sexta-feira, 2 de março de 2012

CORPORATIVISMO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL PARA PROTEGER MINISTROS, DESEMBARGADORES E JUÍZES


O Presidente do STF, Ministro Cezar Peluzo, em recente entrevista concedida a um veículo de comunicação alegou que debateu com seus pares sobre a punibilidade para magistrados condenados e, tentam criar novas regras para definir a gradação das punições a serem impostas aos magistrados.

O STF decidiu recentemente que o CNJ e as Corregedorias dos Tribunais Estaduais, somente poderão aplicar punições disciplinares aos magistrados, condicionando tais aplicações de penalidades “a maioria absoluta do colegiado concordar com a punição escolhida”.

Tal decisão benéfica para os maus magistrados teve o placar de 8x3 e, consequentemente, mudaram a Resolução nº 135 do CNJ segundo o qual “a maioria absoluta era necessária apenas para condenar o magistrado”.

Por ai se vê eméritos leitores que o corporativismo também existe na Suprema Corte, imaginem nos demais órgãos da administração pública?

O Congresso Nacional está mudando a Constituição Federal para coibir os abusos que vêm se aflorando no Poder Judiciário, ao qual a população espera a total e almejada imparcialidade. Os Ministros do Supremo Tribunal Federal, alguns deles, advogaram em causa própria por ocasião das mudanças e restrições que queriam fazer ao CNJ. Digo advogando em causa própria, porque muitos Ministros daquela Corte foram beneficiados quando eram Desembargadores com altas indenizações, como do Tribunal de Justiça de São Paulo, sendo certo que os leitores deste blog se lembram muito bem do envolvimento de diversos Ministros neste escândalo inaceitável.

Que imparcialidade tem um Ministro que participou e se beneficiou através de indenizações robustas para querer restringir os poderes do Conselho Nacional de Magistratura? É claro que nenhuma!

A íncrita Ministra Eliane Calmon merece os aplausos de toda população brasileira pela “briga” que vem travando nos Tribunais Superiores, para moralizar de vez com o Judiciário e exonerar os maus magistrados que se enveredaram para o campo da corrupção, com vendas de sentenças e acórdãos, desvios de dinheiro público dos tribunais, como ocorreu com o conhecido nacionalmente Juiz Lalau do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, Ministro Paulo Medina do STJ, dentre outros.

As punições que vem sendo aplicadas a Juízes, Desembargadores e Ministros não são punições e sim presentes na pura acepção da palavra, tal como ocorreu com o Ministro Paulo Medina do STJ e do Desembargador integrante do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Roberto Wider que, por doze votos a dois agraciou este mau magistrado com a pena que eles entenderam a máxima, de aposentadoria compulsória, que eu classifico como premiação para um magistrado que não dignificou a magistratura.

O ex-Desembargador Roberto Wider, que exerceu o cargo no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro de Corregedor-Geral tinha que ser preso e ter cassada a aposentadoria, como pena acessória, o que por total parcialidade do órgão julgador não veio a acontecer.

Sabe quem irá pagar o salário deste mau magistrado: a população do Estado do Rio de Janeiro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário